Em que mês você teria nascido segundo o calendário de Cômodo?
Salvē! Nōmen mihi est Alex Augustus Marcellus. Ante diem duodecimum kalendās Herculeās nātus sum. Olá! Meu nome é Alex Augusto Marcelo e eu nasci no décimo segundo — ou melhor, no décimo primeiro — dia antes das calendas de Hércules. Soa complicado? Então que tal entendermos um pouco melhor essa história?
Ao longo do período imperial romano, muitas foram as tentativas de mudar os nomes dos meses do ano. De fato, essa prática começa no intervalo que marca o fim da República e o início do Império, em que o senado decretou que o mês sete, até então denominado Quintilis, passasse a ser chamado de Iulius, em homenagem a ninguém mais, ninguém menos que o ilustre general Gaius Iulius Caesar (para nós, Júlio César). Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus (para nós, simplesmente Augusto), o fundador do Império Romano, também eternizou seu nome no calendário: substitiu Sextilis, denominação do antigo mês oito, por Augustus. As razões alegadas para essas mudanças são tema de um outro artigo. O importante é ter em mente que “julho” e “agosto”, nomes que usamos até os dias de hoje, são resultado direto dessas determinações.
Nero tentou mudar o nome do mês de abril; Domiciano, o do mês de outubro. Foi Cômodo, no entanto, que governou de 177 a 192 d.C., que levou a ideia ao extremo: instituiu a alteração dos nomes de todos os doze meses do ano por títulos imperiais que, diga-se de passagem, ele próprio havia criado. A megalomania do filho de Marco Aurélio também é digna de um artigo à parte, mas só para você ter uma ideia, caso recebesse uma carta de Cômodo, a saudação que encontraria seria mais ou menos assim:
O Imperador César Lúcio Élio Aurélio Cômodo Augusto Pio Feliz Sarmático Germânico Máximo Britânico, Pacificador de Toda a Terra, Invencível, o Hércules Romano, Pontífice Máximo, Investido da Autoridade Tribunícia pela Décima Oitava Vez, Imperador pela Oitava Vez, Cônsul pela Sétima Vez, Pai da Pátria, a ti, saudações.
Parece brincadeira, mas segundo o historiador Dião Cássio, o Senado recebeu de Cômodo quase 200 mensagens enviadas exatamente nesses termos.
Além de se declarar uma versão renascida de Rômulo, o fundador lendário de Roma, Cômodo alterou o nome da própria Urbs e garantiu que as denominações dos doze meses do ano refletissem os nomes e títulos que ele havia dado a si mesmo. Quer saber qual seria o mês de seu nascimento se essas mudanças tivessem prevalecido? Então vamos aos nomes!
- janeiro = Amazōnius (Amazônio)
- fevereiro = Invictus (Invicto)
- março = Fēlīx (Feliz)
- abril = Pius (Pio)
- maio = Lūcius (Lúcio)
- junho = Aelius (Élio)
- julho = Aurēlius (Aurélio)
- agosto = Commodus (Cômodo)
- setembro = Augustus (Augusto)
- outubro = Herculeus (Hercúleo)
- novembro = Rōmānus (Romano)
- dezembro = Exsuperātōrius (Exsuperatório)
A ordem dos meses, que neste artigo segue a proposta de Dião Cássio, difere em algumas fontes históricas. De todos os doze, dois pareciam ser particularmente caros ao imperador: Amazōnius e Exsuperātōrius. O primeiro, Amazōnius, provavelmente reflete seu amor por Márcia, sua concubina, que ele costumava retratar como uma amazona. De fato, conta-se que ele até quis se apresentar na arena vestido como uma dessas guerreiras. O segundo, Exsuperātōrius, que significa algo como “aquele que é superior a tudo”, reflete sua mania de grandeza. O nome Commodus, como era de se esperar, substitui o célebre Augustus.
A damnātiō memoriae imposta a Cômodo garantiu a restauração dos nomes dos meses, como bem o testemunhamos. Isso não nos impede, contudo, de pensar como exprimiríamos as datas hoje em dia se o polêmico imperador tivesse obtido sucesso. Conte-me aqui nos comentários: em que mês você teria nascido segundo o calendário de Cômodo? Meu aniversário seria em Augustus.
Valē!
Meu aniversário seria em Exsuperatorius 😎